Algumas pessoas possuem tratamento diferenciado quando se trata de previdência. Isso porque, muita das vezes, o trabalho que a pessoa desempenha traz particularidades que refletem no direito previdenciário.
Conheça 5 profissões que possuem condições especiais para a concessão da aposentadoria:
- Médicos
Os médicos vivem em constante exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias e outros, que podem causar prejuízo a saúde. Dessa forma, esses profissionais possuem direito à aposentadoria especial.
Todos aqueles profissionais que laboram sob as mesmas condições que os médicos, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista e outros, possuem também direito à aposentadoria especial.
- Frentistas
Os frentistas possuem direito a aposentadoria especial por trabalharem sob condições perigosas e insalubres. Isso porque, o posto de abastecimento armazena grande quantidade de líquidos inflamáveis, além do frentista ter contato direto com agentes químicos prejudiciais a sua saúde.
- Mecânicos
Os mecânicos também possuem direito à aposentadoria especial. Dado que, eles possuem contato com substâncias prejudiciais à saúde. Frisa-se que a aposentadoria especial pode ser concedida tanto para o mecânico automotivo, quanto para o mecânico industrial.
- Vigilantes
Os vigilantes possuem direito a aposentadoria especial por seu trabalho possuir periculosidade, colocando, assim, a integridade física deste profissional em risco. Dessa forma, além de receber o adicional de periculosidade na sua remuneração, os vigilantes possuem direito à aposentadoria especial.
- Aeroviários
O aeroviário é todo aquele empregado que exerce alguma função remunerada nos serviços terrestres de empresas de transportes aéreos, basicamente todos aqueles que trabalham nos aeroportos.
Esses profissionais possuem direito a aposentadoria especial tendo em vista que no aeroporto esses trabalhadores costumam ser submetidos à exposição a agentes prejudiciais a saúde, assim como, condições de risco, com periculosidade, surgindo assim o direito a aposentadoria especial.
- Quais os requisitos para essas profissões conseguirem a aposentadoria especial?
Todos os profissionais mencionados têm que comprovar 25 anos de contribuição previdenciária trabalhando sob condições especiais. Além disso, a reforma previdenciária também determinou que se preencha o requisito da idade mínima de 60 anos, mas apenas para aqueles que não preencheram o requisito de 25 anos trabalhando sob condições especiais até 12/11/2019.
Ademais, quem estava perto de completar os 25 anos de trabalho especial, pode se encaixar em alguma regra de transição, não precisando necessariamente possuir 60 anos de idade.
Assim sendo, caso tenha dúvida se você possui direito à aposentadoria especial, busque auxílio de um(a) advogado(a) especialista em direito previdenciário que possa te auxiliar na questão.