Notícias e Artigos

Maiores de 70 anos podem escolher o regime de bens?

👫 O regime de separação de bens no Brasil é dividido em dois tipos: convencional e obrigatório. O primeiro irá reger a relação por escolha do casal. O segundo vem de uma imposição legal em determinadas situações, sendo a mais famosa a de pessoas maiores de 70 anos casando.

📝 Segundo o Código Civil, a pessoa maior de 70 anos não pode escolher outro regime de bens que não seja o de separação obrigatória. Em tese, as implicações desse regime seriam as seguintes: com o fim do relacionamento durante a vida do casal, não haveria divisão de bens e, se a união acabasse pela morte de um deles, o outro seria herdeiro.

💸 Contudo, a Súmula nº 377 do STF traz a previsão de que haverá, sim, divisão dos bens que forem adquiridos na constância do casamento, desde que comprovado o esforço comum para sua aquisição. Essa Súmula acaba atrapalhando a ideia de pessoas que resolvem iniciar um relacionamento em idade mais madura, quando muitas vezes já têm filhos, um patrimônio solidificado e não têm interesse de compartilhar as finanças com o(a) novo(a) parceiro(a).

🥰 Muitas pessoas já vinham defendendo a possibilidade de o casal afastar a incidência da Súmula 377 do relacionamento, assim como especificar que as consequências da união seriam equivalentes à do regime de separação convencional de bens. A justificativa para isso era que, se a imposição do regime de separação obrigatória é proteger as pessoas maiores de 70 anos, afastar a Súmula e/ou escolher o regime de separação convencional – em que não há compartilhamento de patrimônio – garantiria ainda mais proteção.

🤝 O Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça do TJRJ, publicado em 19/12/2022, trouxe essas possibilidades especificadas no artigo 391, permitindo, portanto, que essas escolhas sejam feitas quando da lavratura da escritura de união estável nos cartórios do Rio de Janeiro.

compartilhar

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.