1️⃣ A simulação do site/aplicativo do “MEUINSS” não é confiável.
Muitas vezes essa simulação não considera o tempo laborado em ente público, nem tempo com insalubridade e periculosidade, tempo rural, dentre outros.
2️⃣ Para os empresários e demais contribuintes individuais é possível simular alteração de pro labore ou salário-de-contribuição para saber os impactos nos valores de aposentadoria futuros.
3️⃣ Em algumas situações é mais vantajoso financeiramente diminuir a contribuição para o INSS e esperar atingir a idade de uma aposentadoria, o que pode gerar uma economia.
4️⃣ No Planejamento Previdenciário é possível identificar acertos necessários, o que pode auxiliar para que o segurado já o busque antes de cumprir os requisitos de se aposentar, diminuindo a demora na análise.
5️⃣ saber se vale a pena esperar um pouco mais para aposentar com objetivo de aposentar com valor melhor. A aposentadoria é irrenunciável, depois de aposentar, não é possível incluir nenhum período trabalhado após a concessão da aposentadoria (somente é possível revisar períodos anteriores).