📢 Atenção! Você sabia que, em algumas situações, o INSS pode cobrar de volta valores de benefícios já pagos? 🤔
Muita gente não sabe, mas é importante estar ciente das regras para não ter surpresas desagradáveis. Um exemplo comum é quando uma pessoa fornece informações equivocadas ao INSS. Vamos entender melhor:
📌 Situação: Maria requereu o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) alegando ser separada e morar sozinha. Mais tarde, ela pediu um benefício de pensão por morte do ex marido, de quem já era separada, mas ainda não havia formalizado o divórcio.
❗ Problema: Se o INSS descobrir que Maria prestou informações incorretas, ele pode exigir a devolução dos valores recebidos indevidamente. Isso acontece porque, para ter direito ao BPC/LOAS, o INSS considerou que Maria era separada. Assim, ao requerer o benefício de pensão por morte, as informações se tornaram conflitantes, de maneira que o BPC/LOAS pode ser considerado indevido e o INSS pode pedir a devolução dos valores pagos, além da cessação do benefício.
💡 Dica: Sempre forneça informações verdadeiras e completas ao INSS. Isso evita problemas futuros e garante que você receba os benefícios corretamente.
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda com seu benefício, entre em contato com um especialista para tirar todas as suas dúvidas. 💼
Por Laura Schneider
#BritoeSimonelliAdv #advocaciaespecializada #advocaciaprevidenciaria #direitoprevidenciario #devolucaobeneficio #INSS #ES #RJ