💸 Você é professor, coordenador/orientador pedagógico ou diretor escolar da educação básica – educação infantil, ensino fundamental e/ou médio? Se está confiando no simulador do INSS, pode possuir uma previsão completamente errada sobre quando poderá se aposentar e, assim, estar perdendo tempo e dinheiro.
🚫 Isso porque o simulador do INSS leva em conta apenas o extrato de contribuições, também chamado de CNIS, para apurar o seu tempo de contribuição. Mas o CNIS muitas vezes está incorreto, incompleto, precisa de ajuste, e o simulador do INSS não te avisa sobre essas pendências.
🔢 Ele também não sabe identificar se você tem direito a uma aposentadoria de professor, que possui regras diferenciadas em relação a outros profissionais: são exigidos, como regra principal, 25 anos de tempo de contribuição para mulheres e homens que comprovem exclusivamente tempo de efetivo exercício em funções de magistério, seja na educação infantil, ensino fundamental e/ou médio.
🏫 Por isso, é importante ter documentos que comprovem o exercício da atividade de magistério, como contratos de trabalho, declarações da escola, ou outros documentos que atestem a execução desta atividade.
⚖ Para garantir seus direitos e obter uma análise precisa da sua situação previdenciária, é recomendável buscar orientação de uma advogada especialista em direito previdenciário, que pode ajudar a calcular o tempo de contribuição correto e garantir que você receba o benefício de aposentadoria na data e valor que realmente merece.
❗ Lembrando sempre que cada caso é único e requer uma análise individualizada; além do requisito tempo de contribuição aqui mencionado, há de se observar o preenchimento de outras regras, como idade, pedágio ou pontos.
📤 Conhece um professor, coordenador/orientador pedagógico ou diretor escolar da educação básica? Envie esse post para ele!
Texto de Lara Firme, estagiária de pós graduação
#aposentadoria#professor#INSS#consultoriaprevidenciária#RJ#ES#advogadoprevidenciario#advocaciaprevidenciaria#direitoprevidenciario