💰 O pai (ou mãe) que não reside com a criança ou o adolescente tem obrigação de proporcionalmente arcar com os custos necessários para sua vida, como educação, alimentação, lazer, saúde etc.
👨🍼 Além do recebimento de pensão, também é direito dos filhos conviver com ambos os genitores – e suas famílias: avós, primos e assim por diante.
💸 Logo, porque pensão e convivência são dois direitos muito importantes, o fato de a pensão estar atrasada não impede que a convivência ocorra.
🚨 Mas atenção – você que deve a pensão: esse valor faz muita diferença na vida do(a) seu filho(a)! Se sua situação financeira mudou, você deve buscar uma advogada de sua confiança para mostrar isso na justiça e reduzir o valor da pensão para o que cabe no seu bolso e atende as necessidades da criança/adolescente.
🧐 Se você é o responsável legal que está arcando com tudo sozinho(a) diante dos atrasos, busque o direito do seu filho – execute a dívida para que haja o pagamento e a criança seja respeitada. Sei que é difícil, mas não impeça a convivência – busque a medida jurídica cabível e resguarde o elo que seu filho precisa manter com o outro pai.
👩💻Encontrando-se em situação semelhante, você pode buscar auxílio de nossa equipe. Estamos preparados para te atender com empatia e comprometimento.